5 termos culinários utilizados na cozinha

Você está começando sua jornada culinária e se deparou com esses 5 termos culinários como “al dente”, “brunoise”, “roux”, “mirepoix” e “ghee” que parecem uma língua estrangeira? Não se preocupe! Este guia de venda de conceitos esses, fornece dicas práticas para que você possa dominar a arte da cozinha.

Al Dente

Como alcançar a textura perfeita nas massas

“Al dente” é uma expressão italiana que significa “ao dente” em português. Refere-se ao ponto de cozimento de massas, como macarrão, no qual eles ficam ocupados apenas o suficiente para manter uma textura firme ao morder. As massas al dente ainda apresentam certa resistência quando mordidas, em vez de serem muito moles.

Dica para Iniciantes: Cozinhe suas massas até que elas ofereçam resistência às suas mordidas. O ponto al dente ressalta a textura firme e deliciosa.

Brunoise

Detalhes, grande sabor

Brunoise é uma técnica de corte de vegetais em cubinhos muito pequenos, geralmente de 1 a 3 milímetros de lado. É uma das técnicas de corte clássicas na culinária e é frequentemente usada para preparar que serão usados ​​em pequenos detalhes, como ingredientes ou guarnições.

Dica para Iniciantes: Pratique o corte em cubinhos pequenos para aprimorar suas habilidades culinárias. A brunoise adiciona textura e sabor aos seus pratos.

Roux

A base mágica para molhos espessos

Roux é uma mistura de farinha de trigo e gordura (tradicionalmente, manteiga) sendo usada como base para espessar molhos, sopas e outros pratos. Pode ser preparado em diferentes tons, variando de branco (com pouca cor) e escuro (quando a farinha e a gordura são cozidas até atingir um cor mais profundo).

Dica para Iniciantes: Misture quantidades iguais de farinha e gordura para criar um roux. Varie a cor para diferentes pratos, desde molhos claros até ricos e escuros.

Mirepoix

A fundação de sabor em sopas e molhos

Mirepoix é uma combinação clássica de vegetais aromáticos utilizada como base para diversos pratos, especialmente sopas e molhos. Geralmente consiste em cebola, cenoura e aipo, cortados em pedaços médios. Essa combinação fornece sabor e aroma fundamentais à base do prato.

Dica para Iniciantes: Use uma combinação de cebola, cenoura e aipo como base aromática. Esses produtos originais têm um sabor profundo e equilibrado.

Ghee

A manteiga aprimorada da culinária indiana

Ghee é uma forma clarificada de manteiga, amplamente utilizada na culinária indiana. É obtido através do processo de aquecer a manteiga para remover a água e os sólidos do leite, resultando em uma gordura dourada e límpida. Ghee tem um sabor rico, sendo conhecido por ser mais estável em altas temperaturas do que a manteiga comum.

Dica para Iniciantes: Experimente o ghee em suas receitas para um sabor rico e uma opção de cozimento mais estável em altas temperaturas.

Incentive nosso trabalho deixando seu like! Inscreva-se agora para receber dicas exclusivas e inspiração culinária em nossa newsletter. Transforme sua experiência na cozinha e surpreenda seu paladar!

Deixe um comentário