Receita deliciosa de arroz com lentilhas e cebola crocante

É um prato nutritivo e saboroso.

Arroz com lentilhas e cebola crocante é um prato nutritivo e saboroso perfeito para um almoço ou jantar rápido e fácil. É uma ótima opção para quem quer comer algo saudável e saciante.

Ingredientes

1 xícara de lentilhas
1 litro de água fria
1/3 de xícara de azeite de oliva
4 cebolas graúdas fatiadas finamente
1/2 xícara de arroz branco
1 colher (chá) de sal
1 colher (café) de pimenta-do-reino
1/2 colher (chá) de pimenta-da-jamaica
Pitada de noz-moscada
Gomos de limão
Iogurte natural

Preparo

1. Lave bem as lentilhas e escorra.

2. Coloque a água em uma panela grande e acescente as lentilhas, leve à fervura em fogo baixo por aproximadamente 25 minutos ou até os grãos estejam macios.

3. Enquanto cozinham, cloque o azeite em uma frigideira e em fogo baixo as fatias de cebola, mexendo regularmente para ficarem bem douradas.

4. Escorras as lentilhas do líquido para medi-lo. Deve sobrar na panela 1 1/2 xícara do caldo; se necessário complete com água. 

5. Volte as lentilhas para a panela e acrescente o líquido reservado, 1/3 das cebolas refogadas, sal, pimenta-do-reino, canela, noz-moscada, pimenta-da-jamaica e o arroz lavado. Leve novamente ao fogo e cozinhe até que o arroz esteja macio, por cerca de 20 minutos.

6. Coloque em uma travessa a cubra com as cebolas restantes.

7. Sirva acompanhado por gomos de limão, azeite de oliva e iogurte.

Dicas

Você pode usar lentilhas de qualquer cor, mas as lentilhas marrons são as mais comuns.

Se você não tiver tempo para deixar a lentilha de molho, aumente o tempo de cozimento para cerca de 30 minutos.

Você pode adicionar outros ingredientes ao arroz, como alho, ervas frescas ou especiarias.

Variações

Para um sabor mais aromático, você pode adicionar um pouco de louro ou cominho ao cozimento da lentilha.

Você também pode adicionar uma pitada de pimenta-do-reino ao refogado de cebola.

Para um prato mais completo, você pode servir o arroz com lentilhas e cebola crocante com uma proteína, como frango, carne ou peixe.

Simpatia

No Brasil, é tradição comer lentilha na noite de Réveillon, acreditando que isso trará prosperidade e fartura no ano que se inicia. Isso ocorre porque a lentilha tem formato semelhante a uma moeda, e o formato redondo e achatado da lentilha é associado ao sucesso financeiro. Além disso, a lentilha é um alimento rico em nutrientes, o que também pode ser interpretado como um símbolo de prosperidade.

Outra superstição diz que é preciso comer pelo menos 12 grãos de lentilha na noite de Réveillon, para a sorte ser garantida. Também é comum que as pessoas deixem um pouco de lentilha na carteira ou no bolso, para atrair dinheiro.

Arroz com lentilhas e cebola crocante é um prato delicioso e nutritivo perfeito para qualquer ocasião. É uma ótima opção para quem quer comer algo saudável e saciante.

Espero que tenha gostado dessa receita. Curta e deixe seu like! Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade para você. Até mais!

Deixe um comentário