Salada César

A salada clássica e deliciosa que vai conquistar você

A salada César é uma salada clássica e deliciosa perfeita para qualquer ocasião. Ela é feita com folhas de alface-romana, molho César, croutons e queijo parmesão.

Curiosidade

A Salada César tem uma origem intrigante que remonta ao México e à criatividade do chef italiano César Cardini nos anos 20. De uma improvisação em sua cozinha, nasceu uma salada que se tornaria um clássico atemporal. Descubra como esta mistura única de ingredientes foi batizada com o nome de seu criador e como ela ganhou fama mundial ao longo dos anos.

Ingredientes

2 pés de alface-romana ou americana
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 filé de peito de frango (250 g)

Molho

20 g de anchovas
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de molho inglês
1 colher (sopa) de suco de limão
3 colheres (sopa) de vinagre
1 dente de alho pequeno
4 colheres (sopa) de maionese
1/4 de xícara de azeite de oliva
1/4 de xícara de óleo de milho
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Croutons (torradinhas)

8 fatias de pão de forma
1 dente de alho pequeno amassado
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
Pitada de orégano (opcional)
Pitada de sal

Modo de Preparo

Croutons, comece preparando os croutons retire a casca e corte as fatias de pão de forma em cubos (2 cm). Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por 5 minutos para sequem levemente. Prepare uma mistura com o azeite, o alho, a pitada de orégano (opcional) e o sal. Retire os croutons do forno e regue com esse molho, misture bem e leve novamente ao forno para que os cubos de pão de forma fiquem bem dourados. Retire do forno e reserve.

Para o molho, bata em um liquidificador o dente de alho, as anchovas picadas grosseiramente, o vinagre, o suco de limão, a mostarda e o molho inglês até que os ingredientes estejam bem incorporados. Desligue o liquidificador e acrescente a maionese. Bata novamente até estar tudo bem misturado e, com o liquidificador ligado, acrescente fia a fio o azeite e o óleo alternadamente. Esta parte do preparo é importante, pois, se o óleo e o azeite forem acrescentados muito rapidamente, o molho não ficará cremoso. Você irá reparar que o molho vai ficando espesso com maionese. Acrescente sal e pimenta-do-reino e reserve.

Prepare o frango, tempere o peito de frango com sal e pimenta-do-reino. Aqueça uma frigideira em fogo médio-alto e adicione um fio de azeite. Cozinhe o frango por cerca de 5 minutos de cada lado ou até ficar cozido. Retire da frigideira e deixe esfriar e desfie ou corte em fatias.

Montagem, coloque em uma saladeira funda, rasgue grosseiramente as folhas de alface, adicione o frango desfiado e, acrescente metade dos croutons e a metade do queijo ralado. Regue com a quantidade de molho e misture bem, arrume em uma travessa e cubra com os croutons e o queijo restante.

Dicas Essenciais para uma Salada Perfeita

Frescor é a Chave:
Esta dica serve para todas as saladas preparadas com folhas. Em vez de cortar ou picar as folhas com uma faca, rasgue-as com as mãos, isso evita a oxidação e garante uma salada fresquinhas na hora de servir.

Croutons Crocantes:
Faça seus próprios croutons assados ​​em casa para adicionar uma textura crocante e sabor irresistível. O contraste é a chave para uma experiência deliciosa.

Queijo Parmesão:
Rale na Hora: Rale o queijo parmesão na hora de servir para garantir sua textura e sabor autênticos.

Frango:
Sabe aquele franguinho assado que restou do seu almoço de domingo? Ele pode ter um destino delicioso nesta salada.

A Salada César é uma salada deliciosa e refrescante que conquistará você. Aprenda a fazer a receita clássica e surpreenda seus convidados.

Adorou essa receita? Que tal compartilhar com seus amigos e nos marcar no Instagram com o resultado? Ficaremos muito contentes em ver o seu toque pessoal na nossa criação. Nos dê seu like – isso nos motiva a produzir mais conteúdo saboroso para você!

Deixe um comentário