Salpicão de frango magnífico para o Natal

O Natal é uma época de celebração e confraternização, e a ceia é um dos momentos mais esperados da festa. Para deixar a mesa ainda mais bonita e saborosa, nada melhor do que uma receita especial de salpicão de frango.

A receita de salpicão de frango magnífico para o Natal da Paola Carosella é fácil de fazer e fica deliciosa. A chef ensina dicas para deixar o prato ainda mais especial, como usar maionese caseira e maçãs verdes.

Ingredientes

2 peitos de frango (com pele e osso)
1 cebola-branca
1 talo grande (ou 2 pequenos) de alho-poró 
1 cenoura 
1 talo de salsão 
1 colher de sopa de azeite de oliva 
1 colher de chá de sal 
1 folha de louro
1 talo de salsinha fresca
2 litros de água

Para a maionese

2 ovos de galinha
2 colheres de chá de pasta de missô (pasta de soja)
2 colheres de chá de mostarda de Dijon (ou mostarda da sua preferência)
¼ de colher de chá de sal 
320 ml de óleo vegetal
100 ml de azeite de oliva 
gotas de limão (siciliano ou tahiti)

Para a montagem da maionese de frango

3 talos de salsão 
2 maçãs verdes 
2 colheres de chá de curry em pó 
1 colher de chá de páprica defumada em pó
Sal a gosto
Pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto 
Caldo e raspas de limão-siciliano

Modo de preparo

Frango

1. Lave e descasque a cenoura e a cebola. Corte a cebola em 4 partes.
2. Coloque os peitos de frango com pele e osso em uma panela grande com a salsinha, a folha de louro, o alho-poró, a cenoura, a cebola, o salsão, o azeite e o sal. Acrescente água até cobrir o frango. Leve ao fogo alto até ferver.
3. Quando a água ferver, abaixe bem o fogo (use a boca com o fogo mais baixo que tiver no seu fogão), corte um pedaço redondo de papel manteiga que encaixe dentro da panela que está sendo usada.
4. Faça um corte/furo no meio desse círculo e coloque esse papel sobre o frango na panela.
5. Apoie um pires ou uma tampa de panela pequena sobre o papel para fazer peso e o papel não boiar. Cozinhe o frango por uma hora dessa maneira. 
6. Desligue o fogo após 1 hora e deixe o frango esfriar no caldo.
7. Retire o frango já frio do caldo e desfie a carne com as mãos em uma tigela, descartando a pele e o osso. Acrescente uma pitada de sal e misture. Reserve.

Maionese básica

• Em um liquidificador coloque os ovos, a mostarda, a pasta de missô e o sal. Bata tudo rapidamente e em seguida acrescente aos poucos o óleo já misturado com o azeite. O óleo deve ser adicionado continuamente e bem devagar, e conforme for emulsionando pode aumentar a velocidade. 

• Quando obter o ponto de maionese transfira para uma tigela, acrescente algumas gotas de limão e misture com um fouet. Guarde na geladeira até o momento de usar.

Montagem da maionese de frango

• Lave o salsão. Pique finamente e acrescente ao frango desfiado.
• Descasque a maçã, rale ou corte bem fininho em palitinhos e leve para uma tigela com 1 colher de chá de caldo de limão para não escurecer. Misture a maçã ao frango desfiado com o salsão. 
• Em uma tigela grande coloque 1 xícara de maionese, 1 colher de sopa de suco de limão, o curry, a páprica defumada, a pimenta-do-reino branca moída na hora a gosto e misture tudo.
• Acrescente o frango desfiado à maionese e misture. Pode acrescentar ao final 1 colher de sopa de conhaque para dar mais sabor (opcional).  
• Transfira para a travessa de sua preferência e finalize com um pouco de pó de curry, salsinha fresca e rodelas de limão. Sirva frio.

Dicas

Para fazer a maionese caseira, bata 1 ovo com um pouco de mostarda, sal e pimenta-do-reino. Em seguida, adicione óleo aos poucos, batendo sempre, até obter o ponto desejado.
Use maçãs verdes, pois elas são mais ácidas e ajudam a equilibrar o sabor do salpicão.
Se quiser, você pode acrescentar outros ingredientes ao salpicão, como azeitonas, uvas-passas ou ervilhas.
O salpicão de frango magnífico para o Natal da Paola Carosella é uma receita fácil de fazer e fica deliciosa. Com as dicas da chef, você deixará o prato ainda mais especial. Experimente e confira!

Espero que tenha gostado dessa receita. Curta e deixe seu like! Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdos de qualidade para você. Até mais!

Deixe um comentário